NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 180 dia(s)

O show do Padre Fábio de Melo nos festejos de São Pedro

A Prefeitura Municipal de Barreira realizou nesta sexta-feira, 28 de junho, mais um gran [...]

#Educação Há 180 dia(s)

SOMOS NOTA 10!!!

SOMOS NOTA 10!!! Barreira possui 6 escolas Nota 10 no SPAECE Alfa 2023! É o melhor resu [...]

#Esporte Há 180 dia(s)

1º Torneio Infantil das Escolas Municipais

No último sábado (15/06), tivemos o 1º Torneio Infantil das Escolas Municipais. Tivemos [...]

#Agricultura Há 180 dia(s)

Programa PAA Leite

Na última quarta-feira, 12/06, a equipe da Secretaria participou em Fortaleza de uma cap [...]

#Agricultura Há 199 dia(s)

PEC Nordeste 2024 !

Na última sexta-feira, 07/06, a Prefeitura municipal de Barreira em parceria com a Secre [...]

#Cultura Há 199 dia(s)

Cavalgada de Santa Madre Paulina

tenção Vaqueirama! Está chegando mais uma grande Cavalgada de Santa Madre Paulina. Sel [...]

#Cultura Há 199 dia(s)

Festival Junino “Cumpade Zeca Torres”

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, tem a honra de anun [...]

#Educação Há 199 dia(s)

3º lugar no SPAECE

A cada ano, nossa proficiência no SPAECE vem alavancando ainda mais. Ontem, 27 de maio, [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito